[Stoq-users] Instalação do Stoq a partir dos fontes

Mauro Matos maurohc.matos em gmail.com
Quarta Novembro 5 12:23:39 BRST 2014

Finalmente conseguir, a versão de desenvolvimento 1.8.90 está rodando no
Arch Linux.

Obrigado Marcelo e Thiago, pela ajuda. Não é bem a versão que eu gostaria,
mas está funcionando.

Tive alguns problemas, acredito que principalmente pela falta de
conhecimento de Python, não sei nada.

Algumas alterações que tive que fazer. Evidentemente, deve-se atender os
requisitos (https://github.com/stoq/stoq).

Alguns pacotes instalados na máquina:

$ pacman -Q | grep python2
python2 2.7.8-2
python2-beaker 1.6.4-2
python2-beautifulsoup4 4.3.2-2
python2-cairo 1.10.0-2
python2-configobj 5.0.5-1
python2-crypto 2.6.1-2
python2-dateutil 2.2-2
python2-dbus 1.2.0-4
python2-distutils-extra 2.38-2
python2-exiv2 0.3.2-4
python2-gobject 3.14.0-2
python2-gobject2 2.28.6-11
python2-gudev 147.2-6
python2-httplib2 0.9-2
python2-lxml 3.4.0-1
python2-mako 1.0.0-1
python2-markupsafe 0.23-1
python2-numpy 1.9.0-1
python2-pexpect 3.3-1
python2-pillow 2.6.1-1
python2-pip 1.5.6-2
python2-poppler 0.12.1-8
python2-psycopg2 2.5.4-1
python2-pycups 1.9.68-1
python2-pycurl 7.19.5-1
python2-pyserial 2.7-4
python2-reportlab 3.1.8-1
python2-setuptools 1:7.0-1
python2-six 1.8.0-1
python2-storm 0.20-1
python2-twisted 14.0.2-1gtk2 2.24.25-1
python2-urwid 1.2.1-1
python2-xdg 0.25-2
python2-xlwt 0.7.5-2
python2-zope-interface 4.1.1-1

Mas tem também:
pygtk 2.24.0-5
pywebkitgtk 1.1.8-3
gtk2 2.24.25-1
gtk2-perl 1.2492-1

Arquivos alterados:

$ cat kiwi-gtk-1.9.39.2/requirements.txt
#
# This file contains a list of external dependencies
# needed to run kiwi, they are processed by pip/easy_install
#

#PyGTK >= 2.24.0  -> (linha comentada)
setuptools >= 0.8

$ cat stoq/requirements.txt
#
# This file contains a list of external dependencies
# needed to run stoq, they are processed by pip/easy_install
#

Mako >= 0.2.5
#PIL >= 1.1.5 -> (linha comentada)
#PyGTK >= 2.20 -> (linha comentada)
Twisted >= 0.2.5
#aptdaemon >= 3.0 -> (linha comentada, pacote não encontrado no Arch)
#dateutil >= 1.4.1 -> (linha comentada)
kiwi-gtk >= 1.9.29
psycopg2 >= 2.0.5
pypoppler >= 0.12.1
reportlab >= 2.4
stoqdrivers >= 0.9.21
storm >= 0.19
weasyprint >= 0.15
xlwt >= 0.7.2
zope.interface >= 3.0

$ pacman -Qi python2-pillow
Nome                 : python2-pillow
Versão               : 2.6.1-1
Descrição            : Python Imaging Library (PIL) fork. Python2 version.
Arquitetura          : x86_64
URL                  : http://python-pillow.github.io/
Licenças             : BSD
Grupos               : Nenhum
Provê                : python-imaging  python2-imaging
Depende de           : python2  lcms  libwebp
Depend. opcionais    : tk: for the ImageTK module
                       sane: for the Sane module [instalado]
                       python2-pyqt4: for the ImageQt module
Necessário para      : phatch  variety
Opcional para        : hplip
Conflita com         : python-imaging  python2-imaging
Substitui            : python2-imaging
Tamanho instalado    : 1814,00 KiB
Empacotador          : Kyle Keen <keenerd em gmail.com>
Data da compilação   : Qua 22 Out 2014 16:11:40 BRT
Data da instalação   : Seg 27 Out 2014 10:17:38 BRT
Motivo da instalação : Instalado explicitamente
Script de instalação : Não
Validado por         : Assinatura

$ pacman -Qi pygtk
Nome                 : pygtk
Versão               : 2.24.0-5
Descrição            : Python bindings for the GTK widget set
Arquitetura          : x86_64
URL                  : http://www.pygtk.org/
Licenças             : LGPL
Grupos               : Nenhum
Provê                : Nenhum
Depende de           : libglade  python2-cairo  pygobject
Depend. opcionais    : python2-numpy [instalado]
Necessário para      : python2-poppler  pywebkitgtk
Opcional para        : avahi  nmap  python2-twisted
Conflita com         : Nenhum
Substitui            : Nenhum
Tamanho instalado    : 16428,00 KiB
Empacotador          : Felix Yan <felixonmars em archlinux.org>
Data da compilação   : Sex 26 Set 2014 02:53:00 BRT
Data da instalação   : Qua 22 Out 2014 15:50:45 BRT
Motivo da instalação : Instalado explicitamente
Script de instalação : Não
Validado por         : Assinatura

$ pacman -Qi python2-dateutil
Nome                 : python2-dateutil
Versão               : 2.2-2
Descrição            : Provides powerful extensions to the standard
datetime module
Arquitetura          : any
URL                  : http://labix.org/python-dateutil
Licenças             : custom:PYTHON
Grupos               : Nenhum
Provê                : Nenhum
Depende de           : python2  python2-six
Depend. opcionais    : Nenhum
Necessário para      : Nenhum
Opcional para        : Nenhum
Conflita com         : Nenhum
Substitui            : Nenhum
Tamanho instalado    : 388,00 KiB
Empacotador          : Jelle van der Waa <jelle em vdwaa.nl>
Data da compilação   : Seg 17 Mar 2014 07:52:20 BRT
Data da instalação   : Qua 22 Out 2014 11:10:36 BRT
Motivo da instalação : Instalado explicitamente
Script de instalação : Não
Validado por         : Assinatura

É baixar os arquivos, conforme o Marcelo e o Thiago informaram,
descompactar, entrar em cada diretório criado e rodar o comando:
python2 setup.py install

Tive que criar o diretório /usr/share/stoqdrivers/conf na mão:
$ sudo mkdir -p /usr/share/stoqdrivers/conf

E rodar o Stoq:
$ stoq

Se alguém desejar ver as imagens das telas é só se manifestar.

Async Open Source, seria bom um pacote do Stoq para o Arch Linux no
repositório AUR (https://aur.archlinux.org/)! Facilitaria a vida dos
usuários. Vai aí a dica.

Mauro Matos